Japonês
A língua japonesa diferente de muitas não surgiu de uma base linguística. O idioma japonês (japônico) é considerado uma “família de línguas” que é falada basicamente dentro do Japão e em algumas ilhas do Pacífico. Muitas palavras foram importadas dos chineses e a estrutura gramatical é parecida com o coreano. Existem algumas teorias sobre a origem da língua japonesa alegando que o surgimento se deu a partir da derivação de uma familia linguística maior (como por exemplo, o latim, que é base de vários idiomas), mas há muita controvérsia e nada foi comprovado. Atualmente mais de 120 milhões de pessoas falam o idioma japonês.
Tradutores responsáveis
Yutaka Isoda: fromado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Já foi professor de japonês, tradutor e intérprete de executivos de empresas privadas japonesas e brasileiras. Suas principais áreas de atuação são: agronegócio, ciência, tecnologia, cooperação internacional, cultura, economia, educação, energia, medicina e transportes.
Yoshiko Oyama: formada em Química pela Universidade de São Paulo e especializada pela Universidade de Kobe. É tradutora e intérprete desde 1994 atuando com a Embaixada e Consulado do Japão, Ministérios do Japão e do Brasil, Prefeituras brasileiras e Províncias japonesas, JICA, JBIC, JETRO, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, entre outras grandes empresas bancárias e associações. Especialidade em meio ambiente, bens de consumo duráveis e não duráveis, segurança pública e privada, energia, mineração, siderurgia, automobilística, mercado de capitais e publicidade.